Atividade do PDI com a categoria Técnico-Administrativa em Educação

No dia 26 de março de 2019, durante a semana de Integração Universitária, foi realizada uma Oficina com servidores técnico-administrativos com o objetivo de coletar as percepções da categoria sob os aspectos acadêmico, interação com a sociedade e gestão da UFOB, bem como realizar um exercício de composição do texto da Missão da Universidade. Ambas as atividades resultarão em conteúdo para o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Contamos com a presença de aproximadamente 20 técnicos administrativos e as atividades do dia iniciaram com as boas vindas dos pró-reitores de Gestão de Pessoas e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, seguidos das apresentações dos resultados dos trabalhos realizados nas Oficinas da Semana do Servidor Público, em outubro de 2018.

Para que fosse possível discutir a UFOB que queremos, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional fez a Palestra “Refletindo sobre a nossa história e a construção da universidade que queremos”, trazendo as informações históricas da formação da UFOB até os dias atuais e nossos desafios cotidianos, o que também contribuiu para a discussão da Missão da UFOB.

 

 

 

 

   

 

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Estudantes, técnicos administrativos e docentes do Centro Multidisciplinar de Barra participam do processo de elaboração do PDI


Abrindo o mês de novembro de forma especial, estudantes, técnicos administrativos e docentes se reuniram no dia 07, no Campus de Barra para discutir e ajudar na elaboração do (PDI), o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Conscientes da importância deste plano como elemento norteador das ações futuras da instituição e promotor da viabilidade do desenvolvimento institucional, todos os participantes somaram esforços para dizer o que pensam e o que desejam para o futuro da UFOB.

Dentre as perspectivas de futuro trazidas pela comunidade acadêmica de Barra, está a vontade de que a UFOB seja uma universidade que atue sobre a realidade da região Oeste, sendo reconhecida nacionalmente enquanto uma instituição que valoriza a pesquisa, o ensino, a extensão e a sustentabilidade.

Implementação do novo Campus de Barra e Diretrizes do PPI (Projeto Político Pedagógico) são temas do segundo ciclo de oficinas em Barra

Nos dias 22 e 23 de novembro aconteceu em Barra mais um ciclo de oficinas, desta vez tendo a participação dos membros das Comissões de Infraestrutura e do Hospital Veterinário e do Núcleo de Tecnologias Sociais. Empenhados, discutiram sobre o processo de implementação do novo Campus de Barra.

Um outro tema discutido entre os técnicos, docentes e estudantes foi a priorização das diretrizes do PPI (Projeto Político Pedagógico) e as iniciativas necessárias para a sua realização. Ambos processos de discussão serão norteadores do PDI sob a perspectiva do Campus Multidisciplinar de Barra.

img Barra

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Plano de Desenvolvimento Institucional na Semana do Servidor Público

Em comemoração ao dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, e aos cinco anos da UFOB, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em parceria com a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, promoveu uma série de atividades para os docentes e técnicos administrativos entre os dias 22 e 26 de outubro.

Tendo como objetivo, promover a integração, identidade institucional e valorização dos servidores da Universidade, a semana do servidor teve como algumas de suas atividades, a palestra PDI e Pessoas e a Oficina de Elaboração das Diretrizes para o Desenvolvimento de pessoas.

 

Palestra “PDI e Pessoas”

Na tarde do dia 24, no auditório I do pavilhão II, do Campus Reitor Edgard Santos, aconteceu a palestra PDI e Pessoas, ministrada pelo servidor da UFPel, Luiz Osório Rocha Santos, abordando conteúdos sobre a importância dos servidores nas instituições de ensino superior, como elementos promotores da qualidade de nossas instituições,  bem como a importância da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em consonância com seu Projeto Político-Pedagógico Institucional, e consequentemente, com o desenvolvimento das pessoas.

Paralelo a isso, o ilustre visitante falou sobre a relação entre servidor, universidade e sociedade, ressaltando o papel e responsabilidade social da universidade e da busca constante pela preservação de princípios como a autonomia, liberdade e democracia.

 

Oficina de Elaboração das Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoas

Ministrada também pelo professor, Luiz Osório Rocha Santos e pela Assessora de Planejamento, Alda Maria Napolitano Sanchez, a oficina teve como objetivo levantar as diretrizes para o desenvolvimento das pessoas sob a ótica do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e contou com a participação dos servidores técnicos administrativos e servidores docentes dos 7 centros acadêmicos da UFOB.

Um dos temas trabalhados foi a Qualidade de Vida no Trabalho, tendo como objetivo pensar e criar condições para a melhoria ou preservação de um ambiente organizacional que favoreça a efetividade e a satisfação do servidor no trabalho, despertando assim, o sentimento de pertencimento à UFOB.

De forma interativa e descontraída, todos puderam dar suas opiniões e fazer suas contribuições, compreendendo a importância e o papel que a construção do PDI desempenha na melhoria da qualidade de vida e satisfação no trabalho, já que o plano prevê diretrizes e metas para a instituição nos durante os próximos cinco anos.  

 

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Setembro de 2018

 

Construção de um Plano com a Equipe da Protic

Nos dias 10 e 11 de setembro, aconteceu na sala de vídeo conferência do Campus Reitor Edgard Santos, a segunda Oficina de Planejamento com a equipe da Pró-reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação, com o intuito de promover uma discussão entre os membros da PROTIC para identificar quais as perspectivas de TIC para a UFOB nos próximos 05 anos.

De forma interativa e dando continuidade à oficina realizada nos dias 9 e 10 de agosto, o grupo discutiu sobre a sua capacidade de realizar o que vem sendo apontado para os anos de abrangência do PDI, priorizando ações, como por exemplo, a estruturação do projeto para a execução do PDTIC e a elaboração de um planejamento de TI para a Universidade.

Em relação aos desafios levantados, eles foram trabalhados e mesclados com os projetos que pretendem ser desenvolvidos, buscando através dessa correlação sinalizar quais ações deverão ser efetivadas para que os desafios sejam superados ao longo da elaboração dos projetos.   

Com responsabilidade, humor e força de vontade, a equipe da PROTIC, junto à assessora de planejamento e moderadora da oficina, Alda Maria Napolitano Sanchez, atingiram resultados, que embora significativos, demonstram que ainda há muito trabalho a se fazer.

 

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