Retomada do processo de elaboração do PDI

É com grande satisfação que a UFOB retoma as atividades para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

As ações para a elaboração do PDI foram iniciadas em 2014, centrando a discussão na escolha das dimensões temáticas, na metodologia a ser seguida, e na chamada para participação da Comunidade Universitária, momento em que foi apresentado ao Conselho Universitário o documento com as Diretrizes para Elaboração do PDI (link em Documentos).

A Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, exerceu papel importante no desenvolvimento do trabalho em conjunto com a Comissão Geral, responsável pela condução da elaboração do Plano. Em junho de 2015 foram compostas as Comissões que discutiriam os temas Gestão Organizacional, Pedagógica, de Infraestrutura e Tecnologia da Informação e Comunicação e em setembro foi realizado o I Fórum PDI UFOB, evento no qual foram construídos coletivamente os consensos acerca dos temas a serem tratados na Etapa I da elaboração do PDI.

Considerando a imperiosa necessidade de obras e ampliações, no ano de 2016, em parceria com a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi),  a Pró-Reitoria de Graduação e Ações Afirmativas (Prograf) e as Unidades Acadêmicas, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional produziu estudos sobre infraestrutura da UFOB era primeiramente para dimensionar a capacidade instalada da Universidade e cotejar com as necessidades para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

O estudo produziu como primeiro resultado o Diagnóstico Preliminar das Demandas, que traçou o perfil de utilização e as oportunidades de compartilhamento de espaços didáticos considerando o cenário de 2017 e a perspectiva futura de desenvolvimento dos cursos de graduação.

Para o escopo das universidades, é possível exemplificar algumas das possíveis abordagens temáticas: projeto pedagógico institucional, infraestrutura física e de pessoal técnico e docente, a interação com a sociedade, as questões de tecnologia de informação e comunicação, avaliação institucional; todas essas temáticas convergindo para o processo de desenvolvimento institucional com excelência acadêmica.

Assim, a UFOB convida a Comunidade Universitária para a construção dos conteúdos temáticos do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Clique aqui para ver mais sobre o PDI !

Interaja.

Contribua.

Comprometa-se com a elaboração do PDI!