PDI - O que é e para que serve?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal instrumento de gestão das instituições, pois integra e norteia o sistema de planejamento institucional, orientando a realização das ações propostas para a Universidade; este documento baliza as diversas ações a serem realizadas e, em especial, torna-se a referência para os processos de reconhecimento dos cursos da Universidade.

 

O PDI é uma exigência ética e legal para as Instituições Públicas de Ensino Superior, sendo o documento que expressa o conjunto de objetivos estratégicos, expressando diretrizes e metas a serem realizadas no período de 5 anos, buscando realizar a Universidade concebida, anunciada e desejada em seu Projeto Político-Pedagógico em consonância com as metas do Plano Nacional da Educação.

 

Vale registrar que o art. 3º da lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, observa que a avaliação das instituições de educação superior visa identificar o perfil e o significado de atuação da instituição, considerando suas diferentes dimensões institucionais, dentre as quais se destaca, em sua obrigatoriedade, seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

Nesse contexto, os resultados da avaliação são apresentados como o referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, envolvendo o credenciamento, a autorização e o reconhecimento de cursos de graduação, de modo que devem ser utilizados em planejamentos futuros.

 

Clique aqui para ver mais sobre o PDI !

Template by JoomlaShine