3.2 Território UFOB

Território UFOB

O Território Identidade Acadêmica da Universidade Federal do Oeste da Bahia (TEIA) compreende uma área continua de 223 mil quilômetros quadrados. Com a estrutura multicampi da Universidade atendendo a população do Oeste da Bahia e seu entorno, foi denominada uma área integrada dos limites administrativos dos municípios incorporando assim um raio de 150 quilômetros a partir da sede dos munícipios que abrigam unidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia: Barreiras, Barra, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e, posteriormente, Santa Maria da Vitória.

O território UFOB é composto de 80 municípios, configurados por critérios multidimensionais, como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições. Os alunos que cursam o ensino médio público ou privado completo, com exceção do CPA, em alguma dessas cidades são agraciados com uma bonificação regional de 20% na nota final do processo seletivo SiSU/UFOB na modalidade Ampla Concorrência.

As cidades alcançadas por esta ação afirmativa são: Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-xique.  Constituindo assim todas, o território UFOB.