3. Perfil Institucional

Perfil Institucional

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foi criada em 2013 por Lei Federal Nº 12.825/2013 com o objetivo de ofertar ensino superior público, gratuito e de qualidade, por meio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Multicampi, presente em cinco municípios, a UFOB oferece cursos de graduação e de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento e tem realizado uma educação transformadora, produzindo, difundindo e partilhando conhecimentos, estimulando o pensamento crítico, plural e científico dos nossos estudantes e, sobretudo, formando profissionais qualificados e capazes de contribuir ativamente para o desenvolvimento local e regional.

Os projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação da UFOB encontram-se em fase de consolidação e os desempenhos já obtidos demonstram a seriedade do trabalho desempenhado pelos nossos servidores. As avaliações do Ministério da Educação (credenciamento e recredenciamento) ratificam a nossa qualidade e compromisso com a educação superior na região.

Nossa missão reflete a razão de existência, do nosso propósito institucional e do compromisso que assumimos para com a sociedade. Assim, acreditamos na capacidade transformadora a partir do processo de educação e cidadania. A visão institucional remete à perspectiva futura, de como seremos numa perspectiva de médio e longo prazos. Assumimos o compromisso com a região oeste da Bahia e vislumbramos a nossa inserção nos diferentes municípios que o compõe, o que denominamos de Território UFOB – composto por 80 (oitenta) municípios do estado da Bahia, num raio de proximidade de até 150 km de uma de nossas Unidades. Nossa visão reflete este compromisso.

Nossos valores estão alinhados aos princípios que regem a Administração Pública – Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência - e norteiam as nossas diretrizes, políticas e ações. Nossa atuação visa, prioritariamente, a promoção de uma educação superior com qualidade e relevância social para o desenvolvimento local e regional, ofertando melhores condições para a permanência dos cidadãos na região por meio do acesso ao ensino superior, fator decisivo para o desenvolvimento das capacidades econômicas, sociais e ambientais da área de influência. Assumimos o compromisso da inclusão social e de um ensino crítico, plural e científico.