Atividades Realizadas em 2018

Em 2016 a UFOB concluiu a elaboração do seu Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), documento essencial no qual a Universidade afirma seus objetivos e compromissos com a região, seus princípios, sua organização didático-pedagógica e suas políticas e diretrizes institucionais. O PPI integra e baliza a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sendo que o primeiro é o documento que anuncia a identidade da instituição e tem caráter mais duradouro do que o segundo, que anuncia a situação atual e os objetivos e estratégias que serão implementados para, nos próximos anos, aproximar a Universidade de hoje daquela anunciada do PPI.

A UFOB está em processo de implantação de cursos e de infraestrutura, bem como de consolidação de cursos preexistentes. Essas são tarefas além de serem importantes e urgentes, demandam um grande esforço institucional para realizá-las concomitante com a elaboração do PDI, esforço este que só se torna possível através da compreensão da comunidade acadêmica sobre a imperiosidade e a relevância de pensar o futuro da nossa Universidade.

Na UFOB as reflexões sobre a identidade e propósitos institucionais foram iniciadas em 2014, quando começaram as atividades acadêmicas. O debate foi centrado na escolha das temáticas e da metodologia a ser seguida para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. Após essas definições, o tema infraestrutura física, em especial dos campi fora de sede, foi potencializada, com o objetivo de encaminhar o funcionamento das unidades a partir das discussões dos projetos pedagógicos e da viabilidade orçamentária de execução.

Neste momento, de elaboração do PDI, as discussões sobre as temáticas institucionais vêm sendo ampliadas e aprofundadas. Para o tema Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foram realizadas atividades de planejamento a partir de levantamento das perspectivas de médio prazo, vinculando o desenvolvimento acadêmico com a prestação dos serviços para viabilizar a gestão multicampi com excelência. Associado a elaboração do PDI, a instituição iniciou, junto ao Comitê Gestor de TIC, a elaboração do Plano Diretor de TIC, biênio 2019-2020.

Os temas desenvolvimento de pessoas e gestão organizacional vem sendo desenhados de forma conectada com as perspectivas do desenvolvimento institucional, colocando os servidores técnicos e docentes como os promotores desse desenvolvimento, a partir da valorização de suas competências e habilidades e seu aprimoramento constante, bem como com a busca da qualidade de vida no trabalho. Em celebração do dia do servidor público, foram realizadas atividades do PDI com o objetivo de levantar as diretrizes, programas e projetos associados ao desenvolvimento as pessoas, e também foi iniciada a elaboração do Plano de Capacitação e Qualificação dos servidores da carreira técnica-administrativa em educação.

As temáticas acadêmicas, quais sejam: ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão, educação a distância e internacionalização; e de avaliação institucional vem sendo discutida nos Centros, a partir do uso de ferramentas para facilitação de discussões coletivas. O objetivo desse trabalho é extrair os conteúdos e realizar as pactuações necessárias para a elaboração do PDI, bem como definir as metodologias para a execução do plano nos anos vindouros. A  elaboração do PDI junto aos centros vem seguindo a seguinte metodologia apresentada ao Conselho Universitário em 13 de setembro último: primeiramente é realizada uma palestra para toda Comunidade Universitária com o objetivo de  apresentar a importância do PDI e suas implicações no processo de gestão universitária e, também, de levantar as  perspectivas futuras acerca da UFOB e do Centro em questão; a segunda atividade busca elencar quais das diretrizes declaradas no PPI serão alvo do desenvolvimento institucional para os próximos 5 anos, período de abrangência do PDI; após esse levantamento são mapeadas as iniciativas necessárias para atingir essas diretrizes. Na sequência e seguindo o princípio da construção participativa do Plano, será realizada a coletivização e a integração das iniciativas, para posterior finalização do texto do PDI.  

Neste momento, estamos realizando reuniões como as comunidades dos Centros. O Centro Multidisciplinar de Barra foi o pioneiro nessa discussão, tendo realizado as reuniões no mês de novembro, onde foram discutidas suas especificidades e as concepções estratégicas de implantação do campus definitivo na cidade de Barra/BA e sua consolidação. Na semana de 3 a 5 de dezembro foram realizadas as atividades do PDI no Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa e no Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória, onde foi possível construir, em diferentes graus de aprofundamento e considerando suas especificidades, as perspectivas futuras para os próximos 5 anos. Também já foram realizadas as primeiras reuniões no Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães e no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, aguardando agenda para discussão nos Centros das Humanidades e das Ciências Biológicas e da Saúde.  

Em paralelo às atividades presenciais do PDI, foi realizada uma pesquisa virtual buscando coletar junto à Comunidade Universitária possíveis novas temáticas a serem discutidas e incorporadas de maneira específica no PDI. Este ambiente virtual tem servido também para que as informações do PDI estejam disponíveis à Comunidade. Dentre os temas sugeridos pelos participantes destacam-se a Gestão Ambiental e Sustentável, Meio Ambiente e a Gestão de Multicampia – que leva em consideração todos os campi e uma reflexão ampla em torno de um atendimento igualitário a toda a universidade. Para uma universidade em implantação discutir projeto futuro, ou seja, construir seu Plano de Desenvolvimento Institucional, é uma árdua e necessária tarefa, uma vez que o cotidiano da implantação é muito mais exigente e intenso, o que dificulta olhar para o futuro, justificando assim, os tempos dilatados para a elaboração do PDI.

E neste cenário de cinco anos de funcionamento torna-se mais claro à Comunidade Universitária a necessidade de discutir seu planejamento, bem como seus processos avaliativos institucionais.

Assim, estamos vivendo um momento intenso, onde a Comunidade Universitária está desafiada a cuidar do presente, ampliando e consolidando a Universidade e, desafiada a cuidar do futuro, anunciando os caminhos que levarão a UFOB a cumprir com seus compromissos sociais

 

Registros fotográficos das atividades

       

       

 

 

 

Template by JoomlaShine