Atividades realizadas pela Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (PROTIC)

Os meses de agosto e setembro de 2018 foram bastante conectados na UFOB.

Como mais uma atividade de elaboração do PDI, a PROTIC realizou duas oficinas de discussões, a primeira ocorreu nos dias 09 e 10 de agosto de 2018 e teve como objetivo promover uma discussão entre os membros da PROTIC para identificar o papel e as perspectivas de TIC para a UFOB nos próximos 5 anos. 

A segunda oficina ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro do mesmo ano e buscou identificar a capacidade da PROTIC em realizar o que foi apontado para os anos de abrangência do PDI, priorizando as ações e recortando aquilo que deve constar no PDTIC dos próximos 2 anos, além de sua estruturação e de uma elaboração do planejamento de TI para a Universidade.

A Pró-Reitoria de Tecnologia de Informação e Comunicação foi criada para atuar não apenas no suporte técnico e administrativo, mas para ser parceira de negócios, tornando-se fator crítico de sucesso para a consolidação da estratégia de atuação da UFOB. Ela tem como principais objetivos atuar no nível estratégico e tático da UFOB, potencializar a atuação estratégica da área de TIC em benefício da instituição e viabilizar o alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFOB como Plano Diretor de TIC, que orienta a atuação da área.

Antes da criação da Pró-Reitoria de TIC em fevereiro de 2014, os serviços de tecnologia da informação e comunicação eram executados por uma equipe de apoio técnico administrativo. Os serviços disponíveis eram categorizados como atendimentos básicos, tais como suporte de computadores, manutenção de rede, da telefonia fixa, de impressoras e acompanhamento do site do Instituto. Os demais serviços disponíveis eram mantidos pela UFBA e acessados remotamente, tais como e-mail, lista de discussão, sistema gerenciador de chamados, sistema acadêmico, sistema de patrimônio, sistema de biblioteca, entre outros.

Após a nomeação do pró-reitor, de coordenadores e do estabelecimento de quatro coordenadorias, a PROTIC pôde realizar diversas ações em prol da instituição, mesmo possuindo desafios como a incorporação de novas tecnologias e métodos de ensino, agilidade dos processos internos digitais, interação aluno/professor de forma rápida, dinâmica e lúdica, adequação e treinamento do corpo funcional da Universidade, mapeamento de atividades e principais serviços oferecidos para a comunidade e outras atividades que visam a otimização da execução do Projeto Pedagógico Institucional.

 

Alguns destaques das realizações da PROTIC, de 2014 a 2018

 

 

 

Além dessas realizações, a PROTIC também desenvolveu projetos como: o projeto “Saber Mais” com o objetivo de compartilhar conhecimentos e promover a integração da equipe, o “UFOB Digital” que visou adquirir tablets para serem entregues aos servidores, como ferramenta de auxílio nas atividades acadêmicas e administrativas e o “Avançar” com o objetivo de dar transparência na implantação do SIG.

Os debates ocorridos nas duas oficinas trouxeram elementos importantíssimos para o desenvolvimento do PDI 2019 – 2023. Além de ajudar a entender o papel da PROTIC dentro da estrutura atual da Universidade, também contribuiu ao demonstrar o caráter imprescindível que as TICS terão para o futuro da UFOB.

Integrar pessoas, diminuir distâncias, otimizar tempo e custos, promover acesso à informação, auxiliar a produção e difusão de conhecimentos e facilitar o ensino, foram alguns dos papeis da TIC na UFOB elencados pelos grupos.

 

 

 

Além disso, a Pró-Reitoria destacou perspectivas como: o uso de nato digital, implantação do gerenciamento de riscos, consolidação do SIG, integração e proximidade entre os campi, promoção da interação entre pesquisa e inovação com os serviços, atividades e políticas da TIC e da UFOB, melhoria da estrutura atual e acessibilidade digital.

 

                       

 

 

 

Em relação aos desafios levantados, eles foram trabalhados e mesclados com os projetos que pretendem ser desenvolvidos, buscando através dessa correlação sinalizar quais ações deverão ser efetivadas para que os desafios sejam superados ao longo da elaboração dos projetos.  O resultado das oficinas subsidiará a elaboração do PDTIC e do processo de discussão sobre as TIC durante a elaboração do PDI junto à comunidade universitária.

 

Para acesso a todas as informações produzidas na Oficina, clique aqui para ler o relatório das Oficinas.

 

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